A necessidade de adotar um estilo de vida mais saudável, de realizar compras mais conscientes e estimular os filhos a seguirem esses mesmos princípios não é uma tarefa fácil, por mais que esses fatores sejam aceitos e almejados. Uma forma de aprender a colocar em prática esses conceitos tão defendidos atualmente é fazendo os cursos oferecidos pelo Ministério do Meio Ambiente do governo.
No curso “Crianças e o Consumo Sustentável”, por exemplo, o objetivo é trabalhar o conhecimento dos pais e educadores para que construam valores mais sustentáveis – desestimulando o consumo exacerbado e incentivando a prática de brincadeiras, hábitos e atitudes mais saudáveis.
Há também aulas voltadas aos jovens que moram no campo, agricultores, agentes comunitários e públicos para formar pessoas capazes de identificar e refletir as questões socioambientais em seu território, de forma a promover a mobilização social que resultem em ações que propiciem condições de vida digna no meio rural, conservação ambiental e sustentabilidade dos agroecossistemas.
São mais de dez cursos gratuitos para diversos perfis de público, veja as opções abaixo:
– Crianças e o Consumo Sustentável
– Estilos de vida sustentável
– Formação de agentes populares de educação ambiental na agricultura familiar
– Apoio à implementação do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar nos territórios
– Sustentabilidade na Administração Pública
– Igualdade de Gênero e Desenvolvimento Sustentável.
– Guia para a Produção de Conteúdos EAD
– Orientações para elaboração de Plano Simplificado de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
– Capacitação para Participação em Conferências do Meio Ambiente
– Fórum Brasil + 20 – Programa Nacional para Municípios Sustentáveis
– Comitê de Bacias Hidrográficas
Eles estão disponíveis na plataforma virtual Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), faça suainscrição aqui, e todos possuem certificados digitais. Alguns têm a opção de serem feitos com tutoria.
Cada curso só é liberado para visualização após o término da "data de inscrição", ou seja, no primeiro dia da "data de realização". Dúvidas sobre como realizar o curso veja aqui e dúvidas sobre como se inscrever veja aqui.
Fonte: Redação CicloVivo
Foto: Katschinski/Pixabay